terça-feira, 22 de setembro de 2009

É legitimo o apoio do Brasil a Zelaya

Sobre as indagações de legitimidade da embaixada Brasileira:


. Considerando-se que o Brasil não reconheceu o novo governo hondurenho, que esse é o governo daquele país - ao menos "de facto"-, e que o presidente deposto quer voltar ao poder, pergunto:

A "recepção" do Zelaya na embaixada brasileira não implica fazer da nossa representação diplomática uma "cabeça-de-ponte" para eventual contra-golpe?

Seria essa medida indispensável para fazer prevalecer o princípio democrático nas relações internacionais?

Seria esse o papel de uma diplomacia pautada pelo princípio da não-intervenção?
.
Eu tenho as seguintes observações:

O Brasil não está interferindo nas relações internas de Honduras porque se presta a amparar o estado de direito constitucional desse país a pedido de seu seu presidente eleito democraticamente e considerado legitimo.

Vejamos que o Brasil não interrompeu nem questionou essa legitimidade em hipotese alguma, muito pelo contrario. A escolha foi feita pelo presidente eleito para que o Brasil servisse de intermediario, de propiciador, de garantidor do restabelecimento do diálogo e do estado de direito.

Vejamos que a escolha e a ação partiram do proprio presidente e não do Brasil. Ou seja, o territorio nacional brasileiro está servindo de garantia à restituição da legitimidade e da justiça pelo estado de direito, reconhecidos e exigidos pelo presidente desse país.

Ao meu ver, uma negação dessa vontade é que poderia ser considerada interferencia porque nesse caso estaria assistindo na negação, na deterioração de algo real, inteiro, inviolavel, válido e aceito pela comunidade internacional para converte-lo em algo ficticio, deturpado, fraccionado, diminuido, e alterado negativamente como foi e tem sido o golpe de estado com os cortes dos direitos civis e politicos de individuos, agravados por abusos dos direitos humanos da cidadania.

Portanto não se trata de "interferencia" no sentido que comumente se usa e estamos acostumados a interpretar.


Marcos Rebello, consultor politico , membro da comunidade diplomatica - USA


E agora pergunto eu ( Nanda Tardin):

A ONU :

Como será dada as punições aos golpistas e como os golpistas vão dar conta dos mortos, torturados e desaparecidos , assim como os crimes de lesa humanidade cometidos nesses 81 dias de GOLPE e DITADURA em Honduras
?

Nenhum comentário:

Postar um comentário