quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Celso Amorim Alerta: Acordo Militar entre Uribe e Obama

Celso Amorim alerta sobre acordo militar entre Uribe e Obama
27 de agosto de 2009 • 09h38 • atualizado às 11h25


O chanceler Celso Amorim manifestou nesta quinta-feira a preocupação do Brasil com relação ao acordo militar que permite aos EUA usar sete bases militares da Colômbia, e disse torcer para que o encontro regional de sexta-feira na Argentina resolva essa questão.

O acordo enfrenta forte resistência de alguns lideres latino-americanos, especialmente do venezuelano Hugo Chávez, que o aponta como uma agressão "imperialista".

Bogotá e Washington dizem que o acordo se destina a combater o narcotráfico e o terrorismo, e a Colômbia levou nesta semana à Organização dos Estados Americanos uma queixa contra a Venezuela por supostamente interferir nos seus assuntos internos.

Mas Amorim disse nesta quinta-feira, em Paris, que a Colômbia tem a obrigação de responder às preocupações de seus vizinhos.

"É claro que o Brasil respeita o direito soberano da Colômbia de assinar acordos internacionais que julgar relevantes para garantir a ordem em seu território", disse o ministro das Relações Exteriores numa conferência de embaixadores franceses em Paris.

"Mas, mesmo assim, a presença de bases estrangeiras na América do Sul desperta sensibilidades de uma natureza política e até psicológica, que devem ser levadas em conta", acrescentou.

Na opinião do chanceler, qualquer arranjo nesse sentido deveria conter garantias jurídicas quanto ao uso de pessoal e equipamentos estrangeiros.

Governantes sul-americanos se reúnem na sexta-feira na cidade argentina de Bariloche para discutir a questão. O Brasil convidou o presidente dos EUA, Barack Obama, para comparecer ao encontro e apresentar argumentos que tranquilizem os países da região.

Amorim disse que o encontro da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) será uma oportunidade para que a questão seja resolvida "de maneira cooperativa e pacífica."


http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI3943584-EI8140,00-Celso+Amorim+alerta+sobre+acordo+militar+entre+Uribe+e+Obama.html




Links relacionados
Enviado de Obama critica postura de Chávez sobre bases
Morales propõe referendo sobre bases da Colômbia
Brasil quer que Unasul discuta bases militares na Colômbia 'sem retórica'
Venezuela pedirá que Unasul lute contra bases dos EUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário