sábado, 8 de agosto de 2009

América-Latina: Integrar sempre; entregar nunca mais : Artigos e comentários sobre situação de NUESTRA AMERICA: JUNTOS SOMOS FORTES


UNIDOS POR UMA AMÉRICA LATINA SOBERANA
( acompanhe os fatos no link:http://pressaa.blogspot.com/2009/07/militares-golpistas-impiden-en-honduras.html - Chávez fala com jornalistas do lado de fora do Palácio Miraflores
07 de agosto de 2009
Reuters
O presidente Hugo Chávez disse na quinta-feira que a Venezuela continuará comprando armas diante da "ameaça" supostamente representada por um projeto da Colômbia de aumentar sua cooperação militar com os Estados Unidos.
SEGUE No LINK ACIMA) Enviado Por Fernando Soares

E
Abaixo estão varias noticias importantes sobre defesa e segurança do continente que achei importante serem tomadas em conjunto e analisadas.

Enviado e escrito Por Marcos Rebello


EUA querem "parceria estratégica" com o Brasil...

.
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1256487-16021,00.html
.

Comentarios:


Sempre armas, armas e mais armas! Para segurança, segurança e mais segurança.

Contra quem? Contra um inimigo criado e sustentado para esse fim? Em um continente que está cada vez mais se entendendo? Contra as FARC? Aquilo não representa absolutamente nada. São mosquitinhos em água empoçada. O problema ali na Colombia não é as FARC, são os reais donos do cartel da droga, os paramilitares que comandam governos.

Preocupação com o narcotrafico agora? Tem décadas que essa chacrinha não é resolvida, mesmo com as massivas injeções de dolares e os agentes para tratarem desse problema que nunca é resolvido. E perguntem quem manipula a maioria desse cenário. Perguntem quem opera os campos clandestinos para remessa dos narcoticos. Perguntem como foi aquela historia do Pablo Escobar, do Manuel Noriega, do crescimento espetacular de Miami.

Vem agora essa preocupação toda com as FARC e o narcotrafico quando o continente está quase todo convergindo para uma união pacifica, democrática e de desenvolvimento.

Isso é um abuso sem limites, e tem otario que engole fala mansa. Outro abuso é essa proposta de exploração conjunta do Pré-sal. Li ha pouco o esboço da proposta na noticia. Não gostei da Petrobras explorar sozinha o Pré-sal, mesmo com uma porta aberta para o governo injetar mais financiamento e esse ser aberto em um fundo. Acho que uma estatal vinculada à Petrobras e contratos abertos para tecnologia e material deveria ser a solução correta. Tudo feito gradualmente para ser auto-financiada e auto-sustentavel.

O Brasil não precisa de parceria desse tipo para introduzir um esquema de belicosidade sem serventia alguma. Seriam gastos em cima de gastos empurrados a goela abaixo para drenar a economia e desviar do desenvolvimento social que viria do Pré-sal. O Brasil se safa muito bem no relacionamento normal de igual para igual e na diplomacia pacifica com qualquer um no mundo inteiro.

O que custa dizer "Thanks, but no, thanks?!

É preciso aceitar a mordida para não querer magoar os sentimentos da cobra?

.

Recomendo leitura abaixo

La crisis de Honduras en el marco del nuevo Sistema Interamericano de Defensa

Por Cnl (r) Jose Luis Garcia e professora Elsa M. Bruzzone
Integrantes do CEMIDA - Centro de Militares para la Democracia Argentina.

05-08-2009
.
http://alainet.org/active/32197
.

Casa Branca diz não abrir mão de bases na Colômbia

.
Qui, 06 Ago, 2009
.
http://br.noticias.yahoo.com/s/06082009/25/mundo-casa-branca-diz-nao-abrir.html
.
Comentarios


Precisamente, não é uma mudança dramática para os que querem sempre criar desestabilisações em governos, golpes de estado, e explorar ao máximo areas de conflito em potencial para introduzir armamentos pesados na esperança de uma guerra limitada como ocorre em absolutamente todos os focos com essas caracteristicas no planeta.

Portando, sendo uma continuação da mesma politica de interferencia com musculo militar, vem na contramão das mudanças exigidas na própria região em questão e no continente inteiro. Logo não é um desenvolvimento desejável da situação e nem progressivo em termos sociais, politicos e economicos, Honduras é um classico e vivo exemplo. O que deve ser introduzido nessas situações de diferenças politicas e de conflitos internos é exatamente o oposto do que propõe o Pentágono, a desescalação das medidas repressivas, a análise do que estão causando as diferenças e a busca pacífica para desativar uma situação que, em vez de ser expandida, deve ser regionalizada.

Os EUA devem entender que a causa desses conflitos é exatamente a introdução de elementos exteriores que desequilibraram a equação social, economica e politica desses países. Durante décadas são interesses exclusivistas que mantiveram grupos que se elitizaram no poder para extrair todos os beneficios de sociedades que tem todas as caracteristicas de serem pacificas e cordatas mas que ficaram empobrecidas e divididas. Esses interesses são corporativos como os da United Frui na America Central toda e que tem ligações diretas com o narcotrafico e o crime organizado que impedem o convívio pacífico e derrubam governos ao bel prazer.

Se a economia dos EUA está em seria situação, não é problema do continente Latinoamericano nem de ninguem mais, porque as causas foram domesticas e não se pode e nem se deve exportar. Agora, querer dar um “kick start” na economia com esse tipo de expansionismo militar para vendas de armamentos é insanidade.

Isso sim é “business as usual” e não cabe e nem convem aos interesses latinoamericanos em um continente que tem a sua própria dinâmica.

Por fim, a Casa Branca, o Departamento de Estado e o Pentágono devem fazer uma “revisão politica” mas de fato nas suas intenções, porque não condizem com a dinâmica do mundo real atual. O que está ocorrendo é uma paranóia em relação a China em decorrencia do desastre economico em que se encontram os EUA. São “flash backs” e risquícios da velha politica da guerra fria com acentuada escalada armamentista em regiões onde não é requerido e estão se movendo na direção oposta. Os EUA estão atrazados nessa mudança. Os EUA querem transferir ao Brasil e à America Latina os seus problemas fazendo um grande jogo de defesa militar para o futuro contra uma suposta China inimiga e o Oriente sob o seu domínio. Querem rachar o planeta definitivamente porque esse é o único jogo geopolitico que sabem jogar.

A administração Obama, que deveria ser de mudança, fez uma campanha com esse slogan ao mesmo tempo que se comprometia com elementos que assegurariam a manutenção do mesmo esquema. Isso se verifica no índice de aprovação que caiu hoje para 50%. Então, essa administração está sendo uma fraude eleitoral em termos de Foreign and Domestic Policy porque não está cumprindo o prometido a começar pelo pacote de estímulos economicos. Então, para que haja mudança, é preciso uma revisão. E essa revisão deve começar pelas propostas do General Jim Jones para a America Latina.

.

Mientras tanto …

A Colombia leva uma lambada da serpente.
.
Chávez: EUA querem guerra entre Venezuela e Colômbia

.
http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/090807/mundo/venezuela_col__mbia_eua
.

O Projeto de Defesa do Brasil


O preço de US$7 bi inclui varias parafernalhas de defesa incluindo 28 F-18E Super Hornets e oito F-18F Super Hornets. Isso se for mesmo para defender o Pré-sal. Mas, se defender de quem?
.
Uma proposta de defesa até que não é tão má assim se o projeto de defesa incluir varios outros fornecedores. Porque colocar todos os ovos em uma cesta só, é burrice.
.
http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/manchetes_eua_brasil_cacas
.

A pergunta então agora é essa:


Haverão mecanismos verdadeiramente democraticos criados para assegurar o desenvolvimento social sustentavel ANTES de uma elite se consolidar no poder novamente com os tiranos do norte?

Essa resposta será afirmativa apenas se houver uma real Reforma Politica por uma Assembleia Constituinte!

No entanto, sabendo que o desenvolvimento social até agora na America Latina requer mudanças substanciais nas Constituições de determinados países, o Departamento de Defesa dos EUA já estão se precavendo contra essas mudanças necessárias. Aí está o golpe em Honduras, precisamente porque havia a possibilidade de convocação de uma Constituinte consultada pela Quarta Urna a pedido de Zelaya.

.

Arriba !

.
http://www.youtube.com/watch?v=FpgXT2n0YWg&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eorkut%2Ecom%2FFavoriteVideos%2Easpx%3Frl%3Dls%26uid%3D11266775347561464156&feature=player_embedded
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário