sábado, 25 de julho de 2009

O Rato que Ruge- Michelletti Versus Obama- Boletim Honduras 25/07/2009



O RATO QUE RUGE – MICHELLETTI VERSUS OBAMA

Laerte Braga





No clássico “o rato que ruge”, um país fictício às vésperas da bancarrota decide decretar guerra aos Estados Unidos como forma de ser vencido e beneficiar-se de programas de ajuda econômica para sua futura recuperação. Peter Sellers, notável em três papéis, o da duquesa, do primeiro ministro e do general comandante das forças “invasoras”. Tudo corre dentro do previsto exceto o fato que se esquecem, a duquesa e o primeiro ministro que era para o general comandante perder a guerra e o general ganha.



Captura um cientista e sua assistente e com eles uma arma de poder extraordinário, o resultado é a rendição do governo dos Estados Unidos. A duquesa, o primeiro ministro e o general vencedor declaram então a paz para sempre. O filme é de 1959 e é um clássico do gênero.



O presidente golpista de Honduras Roberto Michelletti não tem nada a ver com o extraordinário ator Peter Sellers e muito menos com paz para sempre. Mas pode mais, bem mais que Obama.



Obama não pode nada. John McCain está assentado no salão oval da Casa Branca, Hilary Clinton dá a impressão de ser democrata, na verdade é republicana – o que não faz muita diferença – e o Canadá é miragem. Mera extensão dos EUA, uma espécie de Sibéria norte-americana.




FOTO 1 - acima
Qualquer semelhança com os golpistas brasileiros de 1964, Pinochet, Vidella e outros não é coincidência


Está explicada a renúncia de Sarah Palin, vice na chapa do republicano John McCain ao governo do Alaska. Foi para assumir o do Canadá. E já anunciou que seu condado vai reconhecer o governo golpista de Michelletti.


A condessa do condado do Canadá adora um estilo perua e se diz disposta a ser a candidata republicana à sucessão do boneco Obama. Afirma que tira Hilary do páreo sem problema algum

Há todo um processo posto em prática pelo governo norte-americano para o controle geoestratégico da América Latina diante de duas realidades – a decadência econômica do império e a as sucessivas vitórias eleitorais de candidatos identificados com a luta bolivariana em toda a América Latina.

O golpe em Honduras situa-se dentro desse contexto. O presidente Manuel Zelaya tinha a pretensão de transformar a base norte-americana de Soto Cano, com uma presença permanente de mil soldados e sofisticados equipamentos de guerra para uso da aviação militar, em aeroporto de uso civil e de porte internacional. O financiamento para a obra viria do governo da Venezuela e da ALBA – ALIANÇA BOLIVARIANA DAS AMÉRICAS – que já possui um banco voltado para esse tipo de financiamento inteiramente oposto ao que significa o Banco Mundial.

É por essa razão que Barak Obama acende a seta para um lado e o carro vira para outro. Obama não pode nada perto de Michelleti. Michelletti pode tudo perto de Obama.

A revista SUPERINTERESSANTE, edição de fevereiro de 2009, insuspeita no caso por tratar-se de uma publicação subordinada à CIA e ao esquema FIESP/DASLU no Brasil, traz uma interessante reportagem sobre as máfias nos dias atuais. Mostra os valores lucrados com o tráfico de drogas, o tráfico de mulheres e a prostituição, o jogo, o contrabando, todo e qualquer tipo de crime, inclusive desvio de dinheiro público, à medida que explica que máfias hoje são empresas com acionistas e coisa e tal.

Tipo assim Ermírio de Moraes no Brasil, os caras da VALE. No corpo da matéria toda uma ilustração, uma série de ilustrações aliás, com o novo perfil das máfias. Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, bancos, etc.

Os ganhos dos que operam o tráfico de droga no mundo são maiores que muitos PIBs (Produtos Internos Brutos) de muitos países. Para onde vai esse dinheiro? Onde esse dinheiro é guardado, lavado e aplicado?

Será que existe algum Homer Simpson que acha que essa turma coloca o dinheiro debaixo do colchão? Ou aplica em bancos e paraísos fiscais, tanto quanto elege deputados, senadores, prefeitos, governadores (tem um até no Brasil que adora viajar no pirlimpimpim) , usa empresas como laranjas (empreiteiras, banqueiros, etc)?

Não importa que Honduras seja um país de dimensões territoriais mínimas e um dos mais pobres da América Latina. Importa que Honduras é estratégica dentro dos propósitos imperiais norte-americanos e o processo culmina em futuros golpes, tal e qual nas décadas de 60 e 70 do século passado. Venezuela, Bolívia, Paraguai, Equador, Nicarágua, El Salvador e todo e qualquer país que se atreva a tentar tomar caminhos diferentes do complexo formado pelo narcotráfico, banqueiros, grandes empresários, latifundiários, para facilitar o entendimento, no Brasil, o esquema FIESP/DASLU e seus associados tucanos.

A diferença de Roberto Michelletti para o rato que ruge, o filme, é que Peter Sellers não era um rato no sentido com que conhecemos ratos humanos. Michelletti é. Os militares de um modo geral são. Têm a mania de salvar suas pátrias, notem bem, suas pátrias, na velha forma canalha do patriotismo golpista.

O que está acontecendo em Honduras é barbárie pura e com aval dos norte-americanos, agora explicitado no condado do Canadá, onde pontifica a senhora Sarah Palin. Entre uma proposta milionária para posar nua na Playboy e estrelar um filme pornô a ex-governadora do Alasca e condessa do Canadá preferiu a Sibéria norte-americana.



Há um ditado antigo que afirma que as pessoas só se mexem quando diretamente afetadas, principalmente se for no bolso. A grande mídia leva isso a sério e exacerba a alienação, a incapacidade de se perceber que o golpe em Honduras diz respeito a todo o conjunto de Homer Simpson. Se espalha em cada Faustão da vida.



FOTO 2
O corpo desse jovem envolto na bandeira de Honduras apareceu nas imediações de Paraíso – sem ironia - no dia seguinte aos protestos e a incursão do presidente constitucional de Honduras, Manuel Zelaya ao território de seu país. Tinha as características de execução (típica de golpistas, traficantes, etc) e sinais de tortura





Quando o chanceler do governo golpista de Honduras disse que “el negrito no conoce donde queda Tegucigalpa”, ironizando a declaração do presidente (presidente? De onde?) Obama exigindo a volta de Zelaya ao governo, sabia exatamente que espécie de ratos havia assumido o poder em seu país e quem de fato governa os EUA e o que de fato significa o golpe.



Obama precisa, pelo menos, combinar com Hilary Clinton o que um vai falar e outro fazer, do contrário fica parecendo que a senhora Clinton faz parte do governo republicano de John McCain. Ou então achar a chave do salão oval.

Há uma luta em curso e tem que ser lutada de todas as formas necessárias. Não importam quais sejam. Tem que ser lutada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário